Sua proposta educacional é pautada pelo respeito à criança, que é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o.

A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências – uma postura educacional que reconhece, no aluno, múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento. Visa a uma formação ampla e integrada para que ele possa assumir, com dignidade, o papel de cidadão consciente e responsável.

O material didático privilegia a participação ativa, criadora e prazerosa do aluno, com independência e segurança. Cada atividade envolve um conjunto de questionamentos, reflexões, exploração de material concreto, experimentações, interações, divergências, discussões e argumentações, antes de o aluno chegar ao registro propriamente dito de suas experiências e descobertas nos Cadernos de Atividades.